domingo, 28 de abril de 2024
31 98695-0049
Brasil

14/03/2024 às 10h27

46

Redacao

Vespasiano / MG

Aproximação de Fuad e Gabriel Azevedo busca isolar Aro da prefeitura
Depois de oito meses, prefeito e presidente da Câmara tiveram encontro particular; interlocutores afirmam que afastamento de grupo de Aro agrada também Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
Aproximação de Fuad e Gabriel Azevedo busca isolar Aro da prefeitura
Chedo do Executivo e do Legislativo de BH alinham uma aliança

aproximação do prefeito Fuad Noman (PSD) e do presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo, que se filia oficialmente amanhã ao MDB, tem como pano de fundo a vontade de isolar o grupo de Marcelo Aro, que atua hoje dentro da Prefeitura de Belo Horizonte. Atualmente, o secretário de Estado da Casa Civil tem influência sobre quatro pastas na administração municipal. A principal delas é a de Governo, chefiada por Castellar Neto, que é suplente do senador Carlos Viana (Podemos-MG). O senador mineiro tem se colocado como pré-candidato nas eleições municipais e deverá disputar o cargo de chefe do Executivo tanto com o atual prefeito quanto com o presidente da Câmara, também pré-candidatos. Ainda sem manifestar apoio, alguns interlocutores acreditam que Marcelo Aro possa apoiar Carlos Viana, e não Fuad. Outras pastas sob influência do secretário estadual, na prefeitura, são Educação, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.


Gabriel Azevedo e o prefeito ficaram pelo menos oito meses sem ter uma reunião particular e oficial. Foram diversas situações de ataques mútuos. Na última quarta-feira (13), por cerca de 40 minutos, os dois conversaram na sede da prefeitura de BH e não divulgaram muitos detalhes do teor dessa conversa. Entretanto, Gabriel Azevedo afirmou que era uma aproximação "institucional" e disse que, já na próxima semana, o prefeito se comprometeu a receber um grupo de 14 vereadores que estariam sem diálogo com a prefeitura. 


Logo após o encontro de quarta-feira, Fuad Noman não falou com a imprensa. Mas alguns interlocutores, próximos ao prefeito, garantiram que o grupo de Marcelo Aro estaria mesmo de saída da prefeitura e que essa reaproximação dos chefes do Executivo e do Legislativo serve, também, para dar esse recado. No dia 7 de março, Gabriel Azevedo deu uma entrevista ao Café com Política da rádio FM O TEMPO 91,7. Na ocasião, o vereador revelou que se encontraria com Fuad e afirmou que o secretário municipal de Governo, Castellar Guimarães Neto, não iria participar da agenda porque, segundo Gabriel, “está limpando suas gavetas”, referindo-se a uma eventual demissão. 


Nos bastidores, a informação que circula entre alguns interlocutores é que essa decisão de Fuad e Gabriel de se aproximarem, com o objetivo de afastar o grupo de Aro da prefeitura, depois de vários meses trocando farpas explicítas,  também "agrada" o presidente do Congresso Nacional, o senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Pacheco é da mesma legenda de Fuad e, também, é um político próximo de Gabriel Azevedo. No início deste mês de março, o prefeito se reuniu com Pacheco em Brasília, para tratar, principalmente, das eleições municipais. Uma ala do partido já demonstrou muita resistência com os acordos políticos feitos pelo prefeito em troca de governabilidade na Câmara Municipal, e a expectativa é mesmo que haja mudanças no espaço oferecido a Aro na prefeitura.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados