HEROÍNAS DA VIDA REAL

October 24, 2017

O autoconhecimento do corpo, ao toque das mãos, é uma ferramenta importante na prevenção do câncer de mama

 

 

 

O laço rosa usado no peito, no mês de outubro, simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento tem o objetivo de estimular a participação da população na prevenção da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no mundo. É a segunda causa da morte por câncer nos países desenvolvido, perde apenas para o câncer de pulmão. Também ocupa a segunda posição no ranking geral de mortes, perdendo para as doenças cardiovasculares. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta, anualmente, 60 mil novos casos da doença, dois quais 15 mil levam a óbito. Estima-se que até o final de 2017, 58 mil brasileiras sejam diagnosticas com câncer.

Autoexame

A funcionária Pública Juçara Reis descobriu aos 51 anos um nódulo no seio direito, após um autoexame. Em setembro, passou por cirurgia para a retirada do tumor e esvaziamento parcial da mama, fez 16 sessões de quimioterapia. Durante o tratamento, para manter o otimismo e autoestima se arrumava, passava maquiagem, assistia filmes engraçados e contava piadas. Com menos de um ano da descoberta a advogada, ainda em tratamento, está feliz da vida. “Nunca me desesperei. A doença não é o fim de si mesma. Câncer e morte não estão juntos! Pode até nos tornar iguais, mas, o que nos difere é a forma com que encaramos a realidade. Decidi passar pelo processo sem sofrimento. Não me fechei, recebia todas as visitas. O estado emocional dita as regras do tratamento, cada dia é uma vitória. Me sinto privilegiada, feliz com o resultado. Vou passar o natal radiante e voltar com tudo”, comemora.

Aprendizado

 

Agitada e preocupada com o trabalho, Norma Mendes, foi diagnosticada com câncer de mama em 2006. O tratamento foi um divisor de águas. “Passei pelo tratamento com otimismo, aprendi muitas coisas. Tudo mudou para melhor. Minha pele, meu cabelo caiu, e nasceu igual de bebê”, diz sorridente. “A gente que passa pelo câncer sai dele uma pessoa diferente. Temos um compromisso moral. Deus age através de nós, Ele precisa que auxiliemos uns aos outros. Já que tive a oportunidade de ficar mais tempo aqui, trabalho, sem remuneração, para ajudar outras pessoas”, compartilha.     

 

Instituto Florescer na luta contra o câncer

Fundado em 2012 o Instituto Florescer, com sede em Lagoa Santa/MG, realiza tratamento e acompanhamento terapêutico, gratuito, a pacientes e familiares que lutam contra o câncer de mama. O ambiente é acolhedor, tem música e flores, para as pessoas ficarem a vontade e se fortalecerem para enfrentar os momentos difíceis vividos desde o diagnostico do câncer.

As técnicas utilizadas por profissionais das áreas da Psicologia e Terapia promovem a valorização da vida e o equilíbrio emocional, estimulando a força do ser humano. São usados florais que ao fortalecer o sistema imunológico, contribuem com o processo de recuperação dos pacientes.

Instituto Florescer: Rua Estrela, 45 – Várzea – Lagoa Santa/MG (Dentro do Condomínio Solárium) | Telefone: (31) 3688 – 1452 | Atendimento 8h às 12h e de 13h às 17h.

 

DICAS E PREVENÇÃO 

  • O autoexame das mamas pode ser feito uma vez ao mês, apalme as mamas em frente ao espelho. Alerta para qualquer nódulo.

  • Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame obrigatório e importante para a detecção da doença.

  • Consulte um mastologista uma vez por ano e faça exames específicos.

  • A boa alimentação, nutrição e atividade física reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

  • Controlar o peso e evitar o excesso de bebida alcoólica, também são aliados para sem manter longe do câncer.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black

PARTICIPE COM O EM DIA!

(31) 98304-6679

Redação: rua 27 de dezembro, 244, Názia.

Vespasiano-MG

Telefone: (31) 3991-0913

email: redacao@jornalemdia.com