Quinta, 18 de abril de 2024
31 98695-0049
Brasil

22/02/2023 às 12h45

173

Redacao

Vespasiano / MG

Uma década após título, Atlético chega à Libertadores em outro patamar
Galo se consolidou como uma das principais potências esportivas do futebol brasileiro nos últimos anos
Uma década após título, Atlético chega à Libertadores em outro patamar
Atlético-MG estreina na Libertadores

Já virou uma rotina para o Atlético nos últimos anos disputar a Copa Libertadores. Quando entrar em campo conta o Carabobo nesta quarta-feira (22), às 21h30, o Galo vai participar da competição continental pela nona vez nas últimas 11 edições do torneio. Em 2013, quando conquistou o título pela primeira e única vez, o cenário era bem diferente.


Na ocasião, o time comandado por Cuca voltava a figurar entre os principais clubes do continente após uma boa campanha no vice-campeonato do Campeonato Brasileiro no ano anterior, contando com elenco qualificado e Ronaldinho como estrela.


Diferentemente do que acontece atualmente, as campanhas no topo dos campeonatos nacionais eram incomuns para o Atlético, que não ficava ao menos entre os seis primeiros colocados do Brasileirão desde 2001, quando foi eliminado pelo São Caetano na semifinal. A partida ficou lembrada pela forte chuva que atingiu o ABC paulista.


Além da importância do título em si, mais importante da centenária história do clube, o título conquistado na Copa Libertadores de 2013 marca o início, entre altos e baixos, de uma década de protagonismo para o Galo no cenário nacional e continental.


De lá para cá, o alvinegro conquistou a Copa do Brasil em 2014, foi vice-campeão do torneio em 2016 e conseguiu boas campanhas no Brasileirão, como o segundo lugar em 2015 e quarta colocação em 2016.


No entanto, problemas financeiros atingiram o clube e frearam o investimento no futebol. O protagonismo e montagem de grandes elencos voltaram em 2020, com o aporte e participação dos "4Rs" que formam o órgão colegiado que administra o Galo.


Desde então, o Atlético voltou a ser protagonista do futebol brasileiro. Terceiro colocado com apenas três pontos de diferença para o campeão em 2020, o alvinegro voltou a viver momentos gloriosos em 2021, com as conquistas do Brasileirão e Copa do Brasil.


Apesar da decepção esportiva em 2022, o elenco forte foi mantido e Galo chega à Copa Libertadores de 2023 como um dos fortes postulantes ao título, que não foi possível nas últimas temporadas por eliminações sem derrotas para o Palmeiras.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados