Sexta, 03 de maio de 2024
31 98695-0049
Brasil

14/11/2023 às 14h37

662

Redacao

Vespasiano / MG

Trabalhadores da saúde protestam contra Ilce Rocha
Prefeitura de Vespasiano não paga piso e categoria da enfermagem foi às ruas
Trabalhadores da saúde protestam contra Ilce Rocha
Servidores protestaram na porta da Prefeitura de Vespasiano

Os profissionais da enfermagem de Vespasiano cansaram da “lengalenga” da prefeitura e ocuparam a sede do governo municipal nesta segunda-feira (13/11) em protesto pelo não pagamento do piso salarial da categoria. A mobilização começou cedo nas unidades de saúde e terminou a tarde, com trabalhadores percorrendo os corredores da prefeitura. A manifestação também ocorreu na porta do gabinete da prefeita e no departamento de Recursos Humanos. Aprovado desde julho, o recurso para o pagamento do piso salarial já foi repassado pelo governo federal e, apesar disso, a prefeitura não reajustou a remuneração dos servidores. Segundo a gestão, o piso será pago ainda nessa semana. Trabalhadores também acusam o Governo Municipal de retirar direitos adquiridos ao longo da carreira para cumprir a lei federal do piso. O projeto de autoriza o pagamento já foi aprovado na Câmara Municipal.


A mobilização dos trabalhadores foi bonita e mostrou a revolta da categoria com o descaso da prefeitura. O piso salarial deveria ser pago desde setembro, mas o governo municipal alega que houve erro no cadastro. Diante da falta de pagamento, os trabalhadores decidiram em assembleia na última quinta-feira (09/11) fazer o protesto.


A auxiliar de enfermagem Maria Aparecida ficou emocionada com a união dos trabalhadores. “Lutar por saúde em Vespasiano, sempre foi muito árduo, solitário e deprimente, mas hoje percebi que a esperança venceu o medo. A conscientização de que tudo é uma construção diária e esforço coletivo me fez sonhar com dias melhores. Trabalhador unido é trabalhador vitorioso,” comemorou.


O advogado e usuário do SUS Edinaldo Soares esteve junto com os trabalhadores em toda a manifestação e expôs seu apoio à pauta de reivindicação. “É um absurdo e sem justificativa, a prefeita reter o dinheiro do salário da enfermagem, dinheiro que não é dos cofres do município, mas sim repasse do Governo Federal, e não ter uma data de quando será feito o pagamento”, considera Edinaldo.


Vespasiano já recebeu do Governo Federal R$ 2.623.075,50 para complemento do piso da enfermagem.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados